7 de janeiro de 2018

Fisioterapia

Fisioterapia é uma ciência da saúde aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas. Sua gestão necessita do entendimento das estruturas e funções do corpo humano. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, cinético-funcionais (da biomecânica e funcionalidade humana) decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. Poderá ainda tem um efeito analgésico. Além disso, a Fisioterapia estuda os efeitos benéficos dos recursos físicos como o movimento corporal, as irradiações e correntes eletromagnéticas. Alice em várias áreas de atuação como fisioterapia respiratória, ortopédica e traumatológica, dermatológica, neurológico, etc.

Fisioterapia Infantil

A Fisioterapia pediátrica tem como objetivo acompanhar a criança no tratamento de possíveis alterações no crescimento e desenvolvimento, além disso pode prevenir de diversas patologias futuras como: desvios posturais, dores e transtornos variados, problemas neurológicos, respiratórios e ortopédicos. A fisioterapia para crianças também pode ser indicada para tratar o stress infantil por que durante a intervenção promove o relaxamento e alivia as tensões corporais.

RPG

A Reeducação Postural Global (RPG) é um método fisioterapêutico revolucionário, nascido da obra O Campo Fechado, publicado por PH. Souchard em 1981 na França após 15 anos de pesquisa no domínio da biomecânica. Se aplica a todas as patologias que requerem fisioterapia, problemas posturais, articulares, reumáticos, neurológicos, traumáticos respiratórios, etc.
   O RPG baseia-se em três princípios fundamentais: individualidade: cada ser humano é único e reage de forma diferente; casualidade a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma; globalidade: deve-se tratar o corpo como um todo, buscando identificar as responsabilidades das retrações musculares nas patologias musculoesqueléticas.

ATM / DTM

A articulação temporomandibular, conhecida também como ATM, é uma das articulações mais importantes do corpo humano. Está localizada entre o osso temporal e a mandíbula. O paciente com algum comprometimento nesta articulação poderá apresentar os seguintes sintomas
   Dores de cabeça, fadiga muscular, dificuldade de abrir e fechar a boca, dor ao mastigar. Fatores como dentes desalinhados, bruxismo, sobrecarga na mastigação e stress podem desencadear a disfunção da ATM. A fisioterapia na ATM visa devolver o equilíbrio dessas estruturas para controlar o processo inflamatório e assim promover a qualidade de vida ao paciente.